“O Dia dos Povos Indígenas” na APAE de Bom Jesus

As turmas da Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges e as Oficinas do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado trabalharam, desde meados de abril, o Projeto “O DIA DOS POVOS INDÍGENAS”. A culminância se deu hoje, 09/05, nos dois turnos.
 
Visando trabalhar a data comemorativa de maneira significativa, oferecendo aos alunos a oportunidadede de conhecer o passado, todo o sofrimento a que esses povos foram submetidos e sua influência na formação da sociedade brasileira, os colaboradores dos dois setores se reuniram, estudaram e dividiram as tarefas.
 
As turmas das professoras Claudia, Creusilene, Isis, Jussara e Regina Goulart, da Escola Dr. Cid, assim como as Oficinas de Arte Pedagógica do CAEE, da professora Juciléia, trabalharam com a argila e de como os povos indígenas produziam cerâmicas e diversos objetos úteis ao seu dia a dia.
Já a professora Valdeia, também da oficina de arte pedagógica , confeccionou com os assistidos um livro de lendas indígenas.
 
As turmas de EJA da Escola Dr.Cid, das professoras Mara e Roberta trabalharam as Plantas Medicinais. Os alunos aprenderam, através da confecção de um cartaz com amostras de diversas plantas medicinais, que os povos indígenas utilizam diversas plantas medicinais para tratar diferentes doenças. Que o conhecimento é transmitido oralmente, de geração em geração. E já que uma das maneiras de utilizar essas plantas é através de chás, as professoras proporcionaram aos alunos a degustação de dois chás: chá mate e erva doce.
 
As turmas das professoras Claudia e Bruna, da Escola Dr. Cid, assim como as Oficinas de Artes com Tintas, Artes Manuais e Higiene e Beleza do CAEE, das professoras Jeane, Michelli e Lucineide trabalharam a confecção de tintas com elementos naturais e sua utilização pelos povos indígenas na pintura corporal, pintura das cerâmicas, de vestimentas e outras aplicabilidades. As turmas das professoras Raquel e Juciléia trabalharam com a história Beterraba e Beterrabeira, com pintura com tinta de beterraba e a degustação da mesma.
 
A turma de EJA, da professora Raissa e a turma do 2º ano da professora Regina Bello, com o apoio da monitora de culinária Ana Cristina trabalharam a alimentação. As professoras realizaram oficinas de culinária, apresentaram raízes e prepararam muitas gostosuras que foram apresentadas na culminância.
 
A Oficina de Artes Cênicas, da professora Helen Xavier trabalhou com os alunos da Escola Dr. Cid e assitidos do CAEE a dança e a música. Tia Helen apresentou aos assitidos danças e músicas indígenas e preparou com eles uma belíssima apresentação para o dia da culminância.
 
O Tio José Guilherme, monitor de recreação, montou uma oca com folhas de bananeira no parquinho das crianças. Logo, entrar na oca se tornou a brincadeira preferida das crianças e fez a alegria também dos colaboradores.
 
Tio José Nilo trabalhou no laboratório de informática com um jogo educativo do site Escolagames.com.br onde o aluno aprende sobre a história, a cultura, a arte e as heranças ancestrais dos povos indígenas.
 
Foram muitos momentos memoráveis e que contribuíram para o aprendizado dos alunos acerca da história e do presente dos povos indígenas.
 
No extraclasse, destacamos a visita ao forno indígena localizado em Calheiros, distrito de Bom Jesus do Itabapoana e a visita ao memorial Roberto Silveira.
 
Na culminância, a palestra da Camila Pimenta, uma estudiosa dos povos africanos e indígena, que esclareceu muitas dúvidas dos alunos e colaboradores. Tivemos também o sr Cesar, que ensinou e fez paçoca do jeitinho como é feito pelos indígenas e que todos puderam degustar. Uma delícia!
 
As apresentações preparadas pela Tia Helen fez com que todos participassem. Todos juntos formaram um grande círculo, como acontece nas aldeias indígenas, e aprensentaram os passos e músicas treinados durante dias para esse momento. Foi muito legal!
 
Uma exposição com todos os trabalhos produzidos nas salas de aula da Escola Dr. Cid e Oficinas do CAEE foi montada no corredor principal da Escola Dr. Cid e ficará exposta durante toda a semana para todos que passarem pela instituição.
 
Tivemos também a degustação de alimentos indígenas: bolo de milho, batata doce, beterrada, mandioca e milho cozido.
 
Apreciem as fotos e admirem o maravilhoso trabalho executado pelas equipes da APAE/CAEE . A participação dos alunos e assistidos foi absolutamente incrível e merece nossos aplausos!
Colaboração do monitor José Nilo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *