Durante toda a semana, as turmas da Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges e as oficinas do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado trabalharam o projeto “o Dia da Consciência Negra”.
A cultura afro-brasileira, a contribuição na culinária, na música, as grandes personalidades, o respeito às diferenças e o não ao preconceito foram alguns dos assuntos abordados pelos professores e oficineiros nas atividades desse período.
A culminância do projeto se deu hoje, 19/11, no auditório da instituição, véspera do feriado do Dia da Consciência Negra com a realização do 1º Batizado e Troca de cordas dos alunos da Oficina de Capoeira, nos dois turnos.
Todos de abadá (calça e camisa) receberam das mãos do professor Marreta e sob a supervisão do Mestre Cavadeira, a primeira graduação. Tivemos também a troca de cordas dos alunos que frequentam o projeto em Bom Jesus do Norte.
Após a capoeira, foi a vez do professor Jean, educador físico, falar aos alunos a respeito do racismo sofrido por atletas no esporte. Fato que ocorre, lamentavelmente, até os dias de hoje.
E finalizando, tivemos uma belíssima apresentação de samba com os alunos do CAEE elaborada pelo educador físico Cipriano Vidal.
Colaboração do monitor José Nilo
Fotos da coordenadora do CAEE Ângela Rangel