Cerimonial “Nossa história: desafios e grandes realizações!”

Uma noite memorável!
Na noite desta quinta feira, dia 22 de agosto, a APAE abriu suas portas para celebrar encontros fervorosos e reencontros emocionantes que marcaram o cerimonial “Nossa história: desafios e grandes realizações!”
Estiveram presentes alguns representantes dos assistidos e suas famílias, colaboradores, diretoria, ex-diretores, ex-presidentes e pessoas que, ao longo da trajetória da instituição, contribuíram para sua existência e fortalecimento.
Como proposta de atividade para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o cerimonial foi pensado, planejado e executado para celebrar a bonita e importante trajetória da APAE em nosso município.
O evento, cerimoniado pela diretora administrativa Gisele Costa de Araujo, rememorou o passado, celebrou o presente e fez uma projeção do futuro.
Após ampla pesquisa nos documentos e arquivos da instituição, também através de conversas com pessoas que contribuíram com a fundação da APAE, o roteiro foi elaborado e, proporcionou a todos os presentes, ilustres convidados, reviverem essa história marcada pela atuação de pessoas destemidas, preocupadas com o próximo, entusiastas e capazes de doar de si aos outros.
Durante a cerimônia, nomes importantes foram relembrados, tais como a senhora Ana Maria Fragoso do Carmo, a grande incentivadora e idealizadora da APAE na cidade, o saudoso Dr Cid Bastos Borges, que dedicou parte de sua vida a esta causa, deixando um legado de amor ao próximo; Telma Batista Campos, uma das primeira voluntárias, incansável administradora da instituição por anos e tantos outros como os membros da primeira diretoria, os ex-presidentes, a primeira pedagoga, Maria Teresa Medeiros , os primeiros voluntários e pessoas que fizeram importantes doações, como exemplo o Sr. João Bousquet, que doou o local para a implantação da primeira sede da APAE, possibilitando que a instituição pudesse iniciar e, posteriormente, a partir de outras conquistas, continuar seus serviços.
Também foi lembrado o grupo dos primeiros voluntários, na ocasião representado por Ana Lucia da Rocha Messias, Cipriano Vidal Neto e Delma da Silva Zanon, que tendo sido voluntários no surgimento da APAE, permanecem até hoje prestando seus serviços na instituição.
Após reviver esse passado de desafios e superação, um registro do presente: onde todos ouviram os feitos atuais da instituição, que acolhe a 316 assistidos, possui 92 funcionários e executa políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação, efetivando os direitos da pessoa com deficiência em nossa região. Neste momento, uma merecida homenagem aos funcionários que hoje atuam na instituição e constroem diariamente parte desta história.
As figuras principais da instituição – os assistidos não poderiam deixar de ser citados. Afinal, são eles o motivo da nossa existência. Representando todas as pessoas com deficiência que já passaram pela APAE ou que ainda se encontram sendo atendidas, foram homenageados os assistidos: Cristina Furtado Assad, Lucimar Ferreira Batista e Reginaldo Dias da Silva, que frequentam a APAE – BJI praticamente desde sua fundação.
Rememorar o passado e celebrar o presente tem mais sentido quando nos alimentamos desta bonita história para projetar o futuro.
Para o futuro, o cerimonial fez um chamamento a todos através da seguinte reflexão:
Que não tenhamos medo dos desafios.
Que estejamos dispostos para superar as barreiras.
Que possamos nos munir do desejo de sermos os agentes da transformação.
Que possamos nos APAExonar todos os dias!
Que possamos construir uma sociedade com mais inclusão.
Nós podemos começar agora!
Você PODE fazer parte dessa história!
Após todo o encantamento de cerimonial, a instituição ofereceu um coquetel aos que estiveram presentes.
Gisele Costa
– Fotos do monitor José Nilo
Assistente: Jovem Aprendiz Otávio